topo

Notícias

19º Itaipu Rural Show: Confirma os resultados da 1ª Feira Ranqueada de Bovinos (1º Leite Show)

Novidade nesta edição do evento, a feira reuniu mais de 140 animais com excelência genética
Realizado de 25 a 28 de janeiro de 2017, o 19º Itaipu Rural Show promoveu na sexta-feira (27) e sábado (28), manhã e tarde, na pista de desfile, a 1ª Feira Ranqueada de Bovinos e 1º Leite Show, novidade desta edição. Mais de 140 animais entre bezerros, novilhas e vacas das raças Jersey e Holandesa foram julgados. Há expectativa de dobrar esse número em 2018 segundo a Comissão Organizadora.
Segundo o técnico André Balestrini, o ranqueamento contará pontos aos criadores junto as Associações Estadual e Nacional de Produtores de Bovinos. Participaram criadores de todo estado. O 1º Leite Show teve desfile e julgamento Jersey e Holandesa, com o tradicional banho de leite nos proprietários vencedores.
O julgamento foi conduzido pelo veterinário e diretor da empresa SEMEX, Cláudio Aragon. “Busco aquele animal que apresenta um equilíbrio entre todos os quesitos; esse vira referência para os demais”, explicou Aragon, que ficou surpreso com a quantidade e a qualidade dos animais expostos.
Conforme o coordenador geral da feira Fernando Rohr, realizar uma feira ranqueada, homologada pela Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB), engrandece o Itaipu Rural Show, além de trazer para perto dos nossos criadores animais de genética apurada que competem em diversas feiras.
O presidente da Cooper Itaipu e da CCO da feira, Arno Pandolfo, acompanhou os julgamentos e se mostrou muito satisfeito ao final, quando participou da premiação final. “Colocamos animal da raça Jersey, categoria até 36 meses, de um produtor de leite da Itaipu na 3ª colocação no concurso leiteiro e isso é muito gratificante para nós”, comentou Arno Pandolfo.
Jersey
Da raça Jersey participaram cerca de 90 animais entre um mês a 6 anos e 9 meses nas categorias: bezerra menor, bezerra júnior, bezerra intermediária, bezerra sênior, novilha menor, novilha júnior, novilha intermediária, novilha sênior, dois anos sênior, três anos júnior, três anos sênior e vaca longeva. Segue o resultado final abaixo:


Campeonato Fêmea Jovem – Jersey
Melhor Expositor: Nelson Eduardo Ziehlsdorff – Indaial/SC
Melhor Criador: Nelson Eduardo Ziehlsdorff – Indaial/SC
Campeã Jersey: Nelson Eduardo Ziehlsdorff – Indaial/SC
Reservada Jersey: Decio da Fonseca Ribeiro – Lages/SC
3º Lugar Jersey: Decio da Fonseca Ribeiro – Lages/SC

Campeonato Fêmea Jovem – Holandesa
Da raça Holandesa participaram cerca de 56 animais entre um mês a 6 anos nas categorias: bezerra menor, bezerra júnior, bezerra intermediária, bezerra sênior, novilha menor, novilha júnior, novilha intermediária, novilha sênior, dois anos sênior, três anos júnior, três anos sênior e vaca longeva. Segue o resultado final abaixo:
Melhor Expositor: Adriano Rigon e Cristina Aiolfi – Chapecó/SC
Melhor Criador: Adriano Rigon e Cristina Aiolfi – Chapecó/SC
Campeã Holandesa: Adriano Rigon e Cristina Aiolfi – Chapecó/SC
Reservada Holandesa: João e Vanderlei Girardi – Pinhalzinho/SC
3º Lugar Holandesa: Adriano Rigon e Cristina Aiolfi – Chapecó/SC

CAMPEÃ SUPREMA
A grande Campeã Suprema da 1ª Feira Ranqueada de Bovinos foi animal da raça Jersey de propriedade do senhor Nelson Eduardo Ziehlsdorff, da cidade de Indaial/SC.

Concurso Leiteiro Jersey e Holandesa (1º Leite Show)
Campeã até 36 meses Jersey: Vanderlei Stürmer – Barra Bonita/SC
Reservada até 36 meses Jersey: Agostinho e Luiz Dall Acqua – Quilombo/SC
3º Lugar até 36 meses Jersey: Adão Malmann – Pinhalzinho/SC
Campeã até 36 meses Holandesa: João e Vanderlei Girardi – Pinhalzinho/SC
Reservada até 36 meses Holandesa: João e Vanderlei Girardi – Pinhalzinho/SC

O Itaipu Rural Show é uma das formas que a Cooperitaipu utiliza para transferir tecnologias e investir no conhecimento do empresário rural. A evolução do agronegócio passa por aqui! Acesse o site e conheça a programação da feira e saiba mais sobre este grande evento www.itaipururalshow.com.br.