topo

Notícias

22º Itaipu Rural Show: Alimentação com amor e empatia foi tema de palestra

Uma boa alimentação está relacionada à ingestão dos nutrientes necessários para suprir nossas demandas diárias, mas, ainda mais importante do que isso, o foco deve estar nos alimentos que nos oferecem essas substâncias.

É com essa definição que a nutricionista Francieli Orso Bugalho iniciou sua palestra na tarde desta sexta-feira (31/01), no auditório do parque do 22º Itaipu Rural Show, promovido pela Cooperitaipu, de 29 de janeiro à 01 de fevereiro, em Pinhalzinho/SC.

Segundo ela, não existe uma fórmula mágica para ter uma alimentação saudável, pois cada pessoa possui um metabolismo próprio que deve ser entendido. Francieli destacou que alguns critérios podem ajudar na elaboração de uma boa dieta adequada, são: valorização dos aspectos culturais, garantia ao acesso e sabor, variedade de alimentos, harmonia entre os alimentos e segurança.

Já entre os benefícios de ter uma dieta saudável estão: perda e manutenção de um peso saudável, bom funcionamento do intestino, prevenção e controle do diabetes, proteção da saúde cardiovascular, prevenção e combate ao câncer, melhora do humor, memória e dores corporais.

A nutricionista explicou que para começar uma mudança alimentar positiva, basta: reaprender a se alimentar de forma efetiva e segura, motivação e ter em mente qual o seu objetivo, refletir de onde vêm os alimentos que você consome e sair do sedentarismo.

Um grande coadjuvante é a água. A água é muito importante no processo de mudança de certo. E não devemos tomar só quando estamos com cede. Aconselha-se 35ml por kg/dia. Ajuda a eliminar as toxinas, inchaço do corpo.

Para finalizar, algumas dicas adicionais: Estabeleça uma rotina alimentar. Estipule horários. Coma mais frutas, verduras e legumes. Pense, analise antes de comer. Não faça dietas malucas e nem restrições alimentares. Afaste os pensamentos negativos. Diminua o sal e evite o consumo excessivo de carboidratos e açúcares.

Francieli expõe uma regra de ouro: TENHA EQUILIBRIO nas suas ESCOLHAS ALIMENTARES!