topo

Notícias

22º Itaipu Rural Show: Setor de suinocultura mostra as últimas tendências

Atualmente a produção de suínos incorpora equipamentos e tecnologias de última geração no mundo e atende às mais exigentes regras de biossegurança e bem-estar animal.

No setor de suínos no 22º Itaipu Rural Show, conforme explica o responsável Daniel Simon, são três os pilares fundamentais mostrados para que se tenha uma boa produção: nutrição, manejo e equipamentos.

Em todo o vasto campo da indústria animal, nada existe que produza melhores resultados práticos do que a criação de suínos, quando conduzida de forma criativa e inteligente.

O barracão de suínos da exposição recebeu ampliação para este ano, sendo climatizado de forma similar ao que acontece nas granjas, com exaustão, placa evaporativa, aparelho de termonebulização e todas infraestrutura de uma pocilga completa, além de empresas expondo as últimas tecnologias aplicáveis na criação de suínos.

Outro ponto bastante abordado e repassado aos produtores é a questão sanitária da biossegurança das granjas. É necessário conscientizar os suinocultores para produção de alimentos saudáveis e seguros, aliado ao bem-estar animal. As doenças infecciosas representam um constante desafio para o desenvolvimento da suinocultura. O produtor deve ter consciência que saúde é investimento e jamais custo.

Biossegurança significa praticar medidas que impeçam ou diminuam os riscos de entrada de agentes causadores de doenças, evitando danos e prejuízos. Para o cumprimento rigoroso das normas de biosseguridade, devem ser praticadas a educação, colaboração, vigilância entre tudo e todos, acreditar no esquema de trabalho, treinamentos constantes e controle do custo de produção em todo segmento.

Os produtores de suínos associados à Cooperitaipu e integrados à Aurora, entregam 900 mil suínos por ano para abate.

O 22° Itaipu Rural Show (IRS), exposição destaque nacional para o agronegócio, acontece em Pinhalzinho, Oeste de Santa Catarina, no Centro de Difusão de Tecnologias Itaipu, às margens da BR 282, Km 580. Realização da Cooperativa Regional Itaipu.