topo

Notícias

23º Itaipu Rural Show: Diversas ferramentas para controle de plantas daninhas

Historicamente, o manejo de plantas daninhas é considerado um dos maiores desafios enfrentados por técnicos e agricultores. Tema abordado na palestra do Engenheiro Agrônomo e pesquisador da ATSI Brasil, Cristiano Piasecki, realizada pelo setor de grãos no 23º Itaipu Rural Show nesta sexta-feira (04/02). Evento técnico reuniu profissionais da área ligados a Cooperitaipu e cooperados produtores de grãos e cereais para aprimoramento técnico e troca de informações.

Cristiano destaca que a competição pelos recursos do ambiente, entre plantas daninhas e culturas, resulta em perdas de produtividade e, consequentemente, menor rentabilidade da atividade agrícola. A resistência das plantas daninhas aos herbicidas e a busca por vantagens competitivas no mercado entre as companhias químicas, são os principais fatores que tornaram crescente a demanda por novas tecnologias que possibilitem a proteção dos cultivos.

O pesquisador ressalta que o controle de plantas daninhas deve ser feito com elas ainda pequenas. Também enfatiza que a chave para o correto manejo é não deixar essas plantas produzirem sementes. Ele deu exemplo da buva, que produz cerca de 200 mil sementes por planta. A ideia é esgotar o banco de sementes que cai no solo.

Cristiano Piasecki finaliza deixando dicas importantes sobre como conduzir o processo de produção de culturas. Ele destaca quatro ações:

Adição de diferentes mecanismos de ação no sistema produtivo
Herbicidas residuais para sobreposição de controle
Tolerância zero para plantas daninhas
Nunca reduzir práticas de manejo de plantas daninhas

Atualmente os produtores de grãos associados à Cooperitaipu entregam anualmente mais de 3,5 milhões de sacas das principais culturas, como milho, soja e trigo.

O 23° Itaipu Rural Show, exposição destaque nacional para o agronegócio, acontece em Pinhalzinho, Oeste de Santa Catarina, no Centro de Difusão de Tecnologias Itaipu, às margens da BR 282, Km 580. Realização da Cooperativa Regional Itaipu.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação