topo

Notícias

23° Itaipu Rural Show foi o maior de todos os tempos

A Cooperativa Regional Itaipu realizou de 02 a 05 de fevereiro de 2022 o 23° Itaipu Rural Show. Exposição atraiu mais uma vez a atenção de milhares de empresários rurais e público geral. Os 336 expositores apresentaram o que há de mais moderno e viável em produtos e serviços para o agronegócio. A evolução tecnológica foi o grande destaque.

A Vice-Governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, participou da abertura oficial, junto com autoridades política e do agronegócio. Durante a solenidade, a Epagri fez a entrega de veículos novos para atendimento de campo através da presidente Edilene Steinwandter. Já a Polícia Civil de Santa Catarina, fez a entrega de duas viaturas para atuação nas atividades de combate aos crimes do agronegócio. Além, realizada assinatura da Resolução 06/2022, que cria o Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO), a Delegacia Virtual de Repressão aos Crimes Contra o Agronegócio (DELEAGRO), e o Núcleo de Inteligência do Agronegócio (NINTAGRO).

O evento aconteceu com base no slogan “A Evolução do Agronegócio Passa por Aqui”. Objetivo é transmitir conhecimento através de novas tecnologias que possam ser facilmente aplicadas nas propriedades. Segundo o Presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, a exposição demonstrou a força, ousadia e a coragem do agronegócio no Sul do país. Isso ficou evidenciado com a decisão do Canal Rural (TV) de realizar ao vivo direto do parque a última edição do Fórum Mais Milho e Cereais de Inverno. Também o Canal do Leite fez dois dias de transmissões da 5ª Exposição e Julgamento de Animais Jersey e Holandês com torneio leiteiro, valendo pontos para o ranking nacional.

Na suinocultura e avicultura, além da exposição de animais, foram amplamente discutidos assuntos relacionados à biossegurança, assunto que está em pauta no mundo todo. O setor de grãos e cereais, sempre muito forte, mostrou cultivares com excelência genética e adaptado ao clima regional, além de palestras técnicas de alto nível sobre controle de plantas daninhas e aplicação correta de agroquímicos. Público pode ver drones para pulverização, robôs para alimentação de suínos, aplicativos de celular para controlar sistemas de produção, entre outras inovações.

O presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo, enfatiza que esta edição do Itaipu Rural Show superou todas as anteriores. Destaca que após praticamente dois anos sem a realização de exposições do agronegócio, os empresários rurais estavam ansiosos para buscar conhecimento e realizar ótimos negócios. “Essa exposição que realizamos mostrou definitivamente que para o agro e o agricultor, os encontros presenciais são fundamentais”, explica ele. “A conversa cara-a-cara com o empresário rural realmente é diferente, e, seguindo todos os protocolos sanitários de segurança, com muita alegria conseguimos realizar a maior exposição de todos os tempos”, enfatiza Pandolfo.

A Comissão Central Organizadora da exposição destaca que o 23º Itaipu Rural Show encerrou com números altamente positivos. Falando em público visitante, foram 61.850 pessoas circulando pelo parque. Realizados R$ 126.000.000,00 em negócios. Recepcionadas 23 caravanas de todos os cantos do país. Na alimentação, servidos cerca de 18 mil almoços para o público. Realizadas 72 palestras e seminários técnicos e de conhecimento. Na etapa do Circuito Nacional das raças Jersey e Holandês foram 230 animais inscritos de alta qualidade genética.

Arno Pandolfo reitera que, após o sucesso desta edição, o Itaipu Rural Show se solidifica como o maior evento do agronegócio de Santa Catarina. 23° Itaipu Rural Show foi realizado no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC.

Teve o patrocínio de: Sicoob; Bradesco; BRDE; JW Material de Construção; Aurora Coop; Ceraçá; Inove Engenharia; Syngenta; SuivetSul; DB Dambred; De Heus; Bayer; Unimed; Sebrae; Senar; Sescoop e Prefeitura de Pinhalzinho.