topo

Notícias

23º Itaipu Rural Show: Manejo e ambiência na criação do frango de corte

O setor de aves do 23º Itaipu Rural Show promoveu nesta quinta-feira (03/02) palestra sobre Ambiência na Avicultura com José Luis Januário, da Cobb Vantress – América do Sul. Evento técnico reuniu profissionais da área ligados a Cooperitaipu e cooperados produtores de aves para aprimoramento técnico e troca de informações.

Januário é graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) e pós-graduado em Ciências Aviárias pela mesma universidade. De 1995 a 2002 trabalhou na Granja Planalto em Uberlândia (MG), Matrizes e Avós reprodutoras. Desde 2003 está na Cobb-Vantress América do Sul, onde iniciou como assistente técnico e gerente de unidade. Atualmente, é especialista de frangos de corte e suporte em ambiência para América do Sul.

Para atingir o maior potencial genético e produtivo das aves é importante que o produtor tenha um programa de manejo bem alinhado, defendeu o médico veterinário. “A ambiência tem um impacto importante na performance de frangos de corte e o nosso compromisso com o aperfeiçoamento genético continua aumentando o potencial de desempenho de frangos e matrizes de corte”, destacou o especialista.

As aves comerciais de hoje têm em sua genética um potencial de ganho de peso, conversão alimentar cada vez mais eficiente e uma capacidade alta para transformar alimento em rendimento de carne. Mas, para expressar estas características de maneira cada vez mais eficiente, elas requerem viver em um ambiente com o maior conforto possível, desde a incubação dos ovos até o frango na espera para o processo do abate nos frigoríficos.

Atualmente os produtores de frango associados à Cooperitaipu e integrados à Aurora Coop entregam anualmente mais de 25 milhões de frangos para abate.

O 23° Itaipu Rural Show, exposição destaque nacional para o agronegócio, acontece em Pinhalzinho, Oeste de Santa Catarina, no Centro de Difusão de Tecnologias Itaipu, às margens da BR 282, Km 580. Realização da Cooperativa Regional Itaipu.