topo

Notícias

23º Itaipu Rural Show: Resfriamento de vacas leiteiras é determinante

A ambiência adequada para que a vaca leiteira possa expressar seu potencial genético foi o tema da palestra realizada pelo setor de leite no 23º Itaipu Rural Show nesta quinta-feira (03/02). Evento técnico reuniu profissionais da área ligados a Cooperitaipu e cooperados produtores de aves para aprimoramento técnico e troca de informações.

Os rebanhos de nossa região estão cada vez mais especializados, porém para que se expresse esse elevado potencial genético é preciso além de atender as necessidades dos animais, proporcionar bem-estar”, explicou o médico veterinário Adriano Seddon, da Cowcooling.

A ambiência influencia diretamente na produção, sendo que, em algumas propriedades a produção pode cair até 30% no verão, o que é gera um impacto econômico muito grande”, comenta ele. Seddon apresentou soluções que estão sendo adotadas por produtores em todo o mundo.

Segundo o médico veterinário, os sistemas de resfriamento precisam ser adequadamente instalados e operados, bem como adaptados especificamente para a região de cada propriedade e para as condições especiais de manejo. Um aspecto importante observado por ele, é que não há aumento do gasto de água, já que, sem o resfriamento a vaca vai beber mais o líquido na tentativa de se esfriar.

O sistema de resfriamento direto mostrou ser eficaz em todos os tipos de clima (seco e úmido) e é normalmente o método mais barato de operação. As vacas são diretamente resfriadas, evaporando água de sua superfície, normalmente por uma combinação de umidade e ventilação forçada intensiva.

Todas as vacas no rebanho, incluindo as vacas no final da gestação, requerem resfriamento no verão. Resfriar as vacas melhora sua fertilidade e influencia positivamente sua expectativa de vida. Permite que elas alcancem uma produção anual de leite maior, mas também, melhora a eficiência alimentar.

Atualmente os produtores de leite associados à Cooperitaipu e integrados à Aurora Coop entregam anualmente mais de 37 milhões de litros de leite/ano.

O 23° Itaipu Rural Show, exposição destaque nacional para o agronegócio, acontece em Pinhalzinho, Oeste de Santa Catarina, no Centro de Difusão de Tecnologias Itaipu, às margens da BR 282, Km 580. Realização da Cooperativa Regional Itaipu.