topo

Notícias

Itaipu Rural Show: 19ª edição do Clube da Bezerra é destaque no segundo dia do evento

Animais das raças Jersey e Holandesa são apresentadas ao público e julgadas de acordo com seu desenvolvimento genético

A 19ª edição do Itaipu Rural Show recebe a cada dia do evento mais visitantes dos três estados do sul. Realizado entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2017, a feira direcionada à pequena e média propriedade promoveu nesta quinta-feira (26), em dois momentos, às 10 e as 14 horas, na pista de desfile, o Clube da Bezerra e Novilha, que nasceu junto com a feira.

O tradicional Clube da Bezerra e Novilha trata-se do julgamento de animais jovens das raças Jersey (manhã) e Holandesa (tarde), levando em consideração critérios técnicos de análise da excelência genética.

O julgamento foi conduzido pelo veterinário e diretor da empresa SEMEX, senhor Cláudio Aragon. Ele realiza este serviço há mais de 20 anos e já atuou em outras edições deste evento. Aragon explica que a avaliação dos animais consiste em analisar a estrutura funcional de cada animal, ou seja, caminhar, postura, estrutura do corpo, entre outros detalhes mais técnicos. “Busco aquele animal que apresenta um equilíbrio entre todos os quesitos; esse vira referência para os demais”, enfatiza Aragon.

O Clube da Bezerra realiza exposição e julgamento de animais produzidos exclusivamente por associados à Cooper Itaipu. Julgados bezerras e novilhas entre três e 18 meses de vida.

O Itaipu Rural Show também realiza neste ano a Feira Ranqueada de Animais Jovens na sexta (27) e sábado (28), manhã e tarde. Segundo o técnico André Balestrini, a o ranqueamento contará pontos aos criadores junto as Associações Estadual e Nacional de Produtores de Bovinos. Podem participar criadores não associados de todo estado. A premiação das grandes campeãs será no sábado (28), às 16 horas.

O Coordenador geral da feira Fernando Rohr destaca que o objetivo dos julgamentos é valorizar os animais que apresentam desenvolvimento em excelência genética, provenientes de empresas rurais de associados à Cooperitaipu.

“Mais importante que a premiação, esta é uma forma bem visível de avaliar, ano-a-ano, a evolução genética que acontece dentro do círculo de associados à nossa cooperativa”, diz Fernando. “Revela-se assim a importância dos investimentos aos quais os produtores são orientados a fazer pelos técnicos da Itaipu para obter resultados positivos”, explica Rohr.

André Balestrini, responsável técnico da bovinocultura leiteira na Cooperitaipu comenta que a cada ano a equipe trabalha para realizar evoluções nas propriedades rurais fazendo que o produtor obtenha lucratividade com a atividade. “Cada edição do Clube da Bezerra nos traz a grata satisfação de perceber a melhoria da excelência genética dos animais”, comenta ele. “Agora, com o incremento da feira ranqueada em nosso evento, podemos colocar nossos animais para competir com grandes vencedores externos e mostrar a potencialidade local que estamos desenvolvendo com um trabalho sério e dedicado”, finaliza Balestrini.

A Cooperativa Regional Itaipu transformou os tradicionais dias-de-campo sobre milho numa escola a céu aberto. É o Itaipu Rural Show, desenvolvido no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias, localizado no km 580 da BR 282, em Pinhalzinho.
O Itaipu Rural Show é uma das formas que a Cooperitaipu utiliza para transferir tecnologias e investir no conhecimento do empresário rural. A evolução do agronegócio passa por aqui!