topo

Notícias

Novidade no 19º Itaipu Rural Show - 1ª Feira Ranqueada de Bovinos reuniu mais de 140 animais

Julgamento valeu pontos no ranking da Associação Nacional de Criadores de Bovinos nas raças Jersey e Holandesa
A 19ª edição do Itaipu Rural Show recebe a cada dia do evento mais visitantes dos três estados do sul. Realizado de 25 a 28 de janeiro de 2017, a feira direcionada à pequena e média propriedade promoveu na sexta-feira (27) e sábado, manhã e tarde, na pista de desfile, a 1ª Feira Ranqueada de Bovinos, novidade desta edição.
Segundo o técnico André Balestrini, a o ranqueamento contará pontos aos criadores junto as Associações Estadual e Nacional de Produtores de Bovinos. Participaram criadores não associados de todo estado. Da Cooperitaipu dois animais da raça Holandesa competiram. A premiação das grandes campeãs será no sábado (28), às 16 horas.
Julgados mais de 140 animais das raças Jersey e Holandesa nas seguintes categorias: bezerra menor, bezerra júnior, bezerra intermediária, bezerra sênior, novilha menor, novilha júnior, novilha intermediária, novilha sênior, dois anos sênior, três anos júnior, três anos sênior e vaca longeva. Da raça Jersey participaram 89 animais entre um mês a 6 anos e 9 meses. Da raça Holandesa são 56 animais entre um mês a 6 anos. Segundo a comissão organizadora, para 2018 há tendência de que o número de animais competindo possa dobrar em relação a 2017.
O julgamento foi conduzido pelo veterinário e diretor da empresa SEMEX, Cláudio Aragon. Ele realiza este serviço há mais de 20 anos e já atuou em outras edições deste evento. Aragon explica que a avaliação consiste em analisar a estrutura funcional de cada animal, ou seja, caminhar, postura, estrutura do corpo, entre outros detalhes mais técnicos. “Busco aquele animal que apresenta um equilíbrio entre todos os quesitos; esse vira referência para os demais”, enfatiza Aragon.
O Coordenador geral da feira Fernando Rohr destaca que o objetivo dos julgamentos é valorizar os animais que apresentam desenvolvimento em excelência genética. “Trazer uma feira ranqueada, homologada pela Associação Estadual dos Criadores de Bovinos, engrandece o Itaipu Rural Show, além de trazer para perto dos nossos criadores animais de genética apurada que competem em diversas feiras”, enaltece Fernando.

A Cooperativa Regional Itaipu transformou os tradicionais dias-de-campo sobre milho numa escola a céu aberto. É o Itaipu Rural Show, desenvolvido no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias, localizado no km 580 da BR 282, em Pinhalzinho.
O Itaipu Rural Show é uma das formas que a Cooperitaipu utiliza para transferir tecnologias e investir no conhecimento do empresário rural. A evolução do agronegócio passa por aqui! Acesse o site e conheça a programação da feira e saiba mais sobre este grande evento www.itaipururalshow.com.br.