topo

Notícias

Palestrante renomado fala do Mercado de Carnes no Itaipu Rural Show

Na manhã de hoje, dia 26, no Itaipu Rural Show aconteceu uma das mais aguardadas palestras do evento. Falando do Mercado de Carnes o Dr. Ariel Antônio Mendes. De acordo com o palestrante o Brasil é extremamente competitivo no setor de carnes – na carne de frango principalmente o Brasil é o segundo maior produtor mundial e o maior exportador, exportamos para 160 países.
“Em suínos somos o quarto produtor, mas a suinocultura também está crescendo bastante nos últimos anos. O Brasil tem a maior produção de avicultura do mundo, temos aqui os melhores resultados. Em termos de produtividade de frango a nossa produção é boa, perdemos um pouco de competividade por conta do aumento dos grãos e do recurso de mão de obra. A nossa vantagem é a questão sanitária o Brasil é o único pais que não tem influenza aviaria. Outro diferencial na produção de frangos é que temos um mix de produção bem diferenciado, exportamos o frango menor para o Oriente Médio e o frango pesado para Europa; Japão e China”, comenta Dr. Ariel.
Conforme Mendes no caso dos suínos o Brasil estava muito dependente do mercado da Rússia, mas a partir do ano passado a maior exportação está para a China o que deu uma alavancada na exportação de suínos. “No ano passado passou-se por um momento de crise por conta do custo do milho e no caso da suinocultura o que salvou um pouco foi o caso da exportação, exportamos mais de 100 mil toneladas a mais e principalmente graças ao mercado da China. No caso de Santa Catarina o diferencial é a sanidade, é um estado livre da aftosa sem vacinação e isso tem aberto vários mercados de suinocultura”, explica o palestrante.
Dr. Ariel Antonio Mendes possui graduação em Medicina Veterinária é Mestre em Zootecnia e Doutor em Nutrição Animal, Pós Doutorado pela Universidade de Arkansas. Professor Titular Aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu e atualmente é Professor Voluntário da mesma Faculdade. Representante do Brasil da Associação Latinoamerica de Avicultura, Membro da Câmara Setorial de Milho e Sorgo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, membro do Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, membro da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Diretor de Relações Institucionais da ABPA _ Associação Brasileira de Proteína Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da carne e da carcaça de frangos de corte.
Até sábado, 28, a Cooperativa Regional Itaipu, realiza a 19ª edição do Itaipu Rural Show. A feira tem como objetivo mostrar aos participantes as tecnologias e tendências do agronegócio. Trata-se de um evento direcionado às propriedades rurais de todo o país.
O Itaipu Rural Show é o maior evento do Agronegócio do estado de Santa Catarina. A 19ª edição será realizada no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC.
Não deixe de visitar o Itaipu Rural Show em sua 19ª edição. A evolução do agronegócio passa por aqui!