Vivemos um momento em que as barreiras sanitárias estão cada vez mais rigorosas; e também novas formas de criação de suínos são implementadas para atender ao mercado internacional. Para abordar esse tema tivemos a palestra de Luiz Felipe Caron nesta sexta-feira, às 14 horas, no 24º Itaipu Rural Show.
Luiz Felipe Caron é Médico Veterinário Doutor em Biotecnologia e professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Em sua fala ele respondeu a seguinte pergunta: “Porque o resultado zootécnico e reprodutivo depende da qualidade das barreiras sanitárias?”.
As barreiras sanitárias tem por objetivo evitar ou prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças ou a introdução de espécies que possam ameaçar a saúde de seres humanos, animas e vegetais que vivam nestes locais ou comprometer o equilíbrio ecológico da região. O termo genérico mais usado é barreira de biossegurança.
Caron compartilhou com o público formado por agricultores e técnicos agrícolas um Checklist de biosseguridade para realizar todos os dias nas granjas de suínos:
– Acesso à granja somente para veículos e pessoas da propriedade
– Construir arco de desinfecção
– Registro de Visitantes
– Higienização das mãos
– Pediluvio na porta de entrada da pocilga (cal)
– Pátio limpo e organizado
– Troca de calçados ao entrar na pocilga
– Controle de roedores
– Água clorada a analisada
– Procedimentos de limpeza/desinfecção
– Manejo da composteira
– Silos fechados sem resíduos de ração
O 24° Itaipu Rural Show será realizado no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, KM 580 – BR-282, Município de Pinhalzinho/SC. Horário de visitação é das 8:30 às 19:00. Programação completa está disponível nas mídias sociais da exposição e também da Cooperitaipu. Acesse www.itaipururalshow.com.br
24° Itaipu Rural Show tem o patrocínio de: PREFEITURA DE PINHALZINHO, SICOOB E CERAÇÁ